Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar

Autores

  • Rafael Marques Gonçalves

Palavras-chave:

Identidade, diferença, cotidiano escolar

Resumo

Trazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença.

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Publicado

2014-07-20

Como Citar

Gonçalves, R. M. (2014). Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 450–467. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310