As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed

Autores

  • Manoel de Souza Araújo Universidade Federal do Acre
  • Maria José Nascimento Correia Universidade Federal do Acre
  • Rafael Marques Gonçalves Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0002-9038-1542

Palavras-chave:

Educação, ANPed, Abordagens metodológicas, Pesquisa em Educação, Currículo.

Resumo

Este trabalho apresenta questões acerca da diversificação nas abordagens metodológicas da pesquisa em educação, especialmente daquelas pesquisas publicadas no eixo currículo, contemplado pelo GT 12 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, e apresentadas na 36ª Reunião, realizada em 2013. O objetivo foi perceber onde estão situadas as abordagens quantitativas, qualitativas e os emergentes (historicamente falando) métodos mistos, discutindo os fatores que intensificam as disputas no campo da pesquisa educacional, além de evidenciar os contextos históricos nos quais se demandou diferentes tipos de investigação. Neste sentido, a metodologia de análise adotada foi a revisão bibliográfica dos 18 artigos publicados na 36ª Reunião Nacional da Anped, dada a pertinência da temática que levantou debate em torno do “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais”. O número de artigos analisados é expressivo, pois representa a totalidade das publicações daquela Reunião e nos possibilitou uma compreensão geral, mas não generalizadora, da qualidade da pesquisa em educação atrelada ao uso das abordagens metodológicas em detrimento dos objetivos das pesquisas.

Palavras-chave: Abordagens metodológicas. Pesquisa em Educação.ANPED. Currículo. 


Methodological approaches in educational research: an analysis of production on curriculum published in the 36TH ANPed meeting 


Abstract: This paper presents issues on how diverse methodological approaches in educational research are, especially that published on curriculum, as contemplated by WG 12 of the National Association of Postgraduate and Research in Education - Anped and presented in the 36th Meeting, held in 2013. The objectives were to understand where quantitative approaches, qualitative approaches and the emerging (historically speaking) mixed methods are, discuss the factors that intensify the disputes in the field of educational research, and highlight the historical contexts in which different types of investigation were demanded. In this sense, the methodology of analysis adopted was the literature review of the 18 articles published in the 36th Anped National Meeting, given the pertinence of the theme that sparked off a debate about the “National System of Education and Popular Participation: Challenges for Educational Policies”. The number of articles analyzed is expressive because it represents all the publications of that Meeting and allowed us to have a general but not generalizing understanding of the quality of educational research related to the use of methodological approaches to the detriment of research objectives.

Keywords: Methodological approaches. Research in education. ANPED. Curriculum.

Biografia do Autor

Manoel de Souza Araújo, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Bolsista CAPES. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2016) e graduação em Filosofia pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (2013).

Maria José Nascimento Correia, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (2017). Atualmente lotada no CFCH como Professora Substituta do Magistério Superior, com experiência Ensino de História e estágio.

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) Mestre em Educação (2012) e Pedagogo (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos (GpPPC). E-mail: rafamg02@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Araújo, M. de S., Correia, M. J. N., & Gonçalves, R. M. (2019). As abordagens metodológicas na pesquisa em educação: uma análise da produção sobre currículo publicada na 36ª reunião da ANPed. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(23), 100=113. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/859