Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses

Autores

  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED
  • Flávia Pimenta Carcanholo Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED
  • Joice Silva Marques Mundim Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED

Palavras-chave:

Docência Universitária, Formação de Professores, Matemática.

Resumo

Resumo

O artigo em questão tem, como foco principal, a docência universitária, enfatizando as concepções e dilemas dos docentes do Curso de Pedagogia em relação ao ensino da Matemática. O objetivo desse trabalho é estudar, identificar, analisar e descrever as principais ideias dos docentes do curso de Pedagogia a respeito da formação dos futuros professores que atuaram no ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia do ensino da Matemática depende de uma formação qualificada, das práticas pedagógicas e de como é conduzido o processo educativo. Para essas questões, foi realizada uma entrevista com cinco docentes que atuam no Curso de Pedagogia, que responderam a seguinte questão: Quais são os saberes necessários que os alunos do Curso de Pedagogia precisam adquirir na sua formação para ensinar adequadamente Matemática na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir das respostas dos cinco sujeitos e de um contexto teórico, foi construída uma discussão sobre as concepções dos professores, em relação ao ensino da Matemática, no Curso de Pedagogia e realizadas algumas reflexões sobre o tema em questão. Esse trabalho, fruto da disciplina Docência no Ensino Superior (PGED032) ofertada pela Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas.

Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada.

 

Abstract

The article in question has college teaching as the main focus, emphasizing the concepts and dilemmas of teachers in Education courses regarding the teaching of Mathematics. The goal of this article is to study, identify, analyze and describe the main ideas of teachers in Education courses regarding the training of future teachers that have taught Mathematics in Elementary school. The teaching methodology of Mathematics depends of qualified training of teaching practices and how the educational process is conducted. For these issues, an interview was conducted with five teachers in the Education course, who answered the following question: What is the necessary knowledge that students in Education courses must acquire in order to properly teach Mathematics during the first years of Elementary school? From the answers obtained from the five subjects and a theoretical context, a discussion was developed about teachers’ concepts regarding teaching Mathematics in elementary schools, and certain reflections were made about the theme in question. This study is fruit of the Higher Education Teaching (PGED032) discipline offered by the Research, Knowledge and Educational Practices Line linked to the Research Group, Professional development and college teaching – knowledge and educational practices.

Keywords: College teaching. Professor training. Mathematics.

 

 

Biografia do Autor

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED

Possui Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Infantil e Administração Escolar (1990), Mestrado em Filosofia da Educação (1994) e Doutorado em Educação (2000) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores, pela UCP -Universidade Católica de Petrópolis (2011). Professora Associada II da Universidade Federal de Uberlândia UFU/MG, atuante na Faculdade de Educação FACED, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional). Atua também no curso de Graduação em Pedagogia e nos de Licenciaturas da UFU. Coordenadora Pedagógica do DINTER/UFU/UNIFAP e Vice Diretora da FACED. Líder do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: saberes e práticas educativas , cadastrado no CNPq e certificado pela UFU. Possui experiência na área de Educação com ênfase e publicações nos seguintes temas: Formação Docente, Docência Universitária, Metodologias e Prática no Ensino Superior, Formação Continuada e Educação Permanente.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), Licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Foi professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, supervisor escolar e diretor de escola. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e no programa de pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, ensino fundamental, currículo, educação a distância e educação organizacional.

Flávia Pimenta Carcanholo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997) e especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Atualmente é professora permanente de Educação Infantil da Escola de Educação Básica - UFU e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos, alfabetização e letramento, matemática, literatura infantil, múltiplas linguagens e pesquisa científica com crianças.

Joice Silva Marques Mundim, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / FACED

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com especialização em Docência na Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental, mestranda em educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, departamento FACED. Cadastrada na Linha de Pesquisa: Educação em Ciências e Matemática. Interesse na area de docência universitária, educação matemática e ensino e aprendizagem na modelagem matemática.

Downloads

Publicado

2015-02-15

Como Citar

Malusá, S., Oliveira, G. S. de, Carcanholo, F. P., & Mundim, J. S. M. (2015). Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(12), 382–403. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/370