Docência universitária: concepções e dilemas de professores no ensino da Matemática em Curso de Pedagogia / College teaching: concepts and dilemmas of mathematics professors in Pedagogy Courses
Keywords:
Docência Universitária, Formação de Professores, Matemática.Abstract
Resumo
O artigo em questão tem, como foco principal, a docência universitária, enfatizando as concepções e dilemas dos docentes do Curso de Pedagogia em relação ao ensino da Matemática. O objetivo desse trabalho é estudar, identificar, analisar e descrever as principais ideias dos docentes do curso de Pedagogia a respeito da formação dos futuros professores que atuaram no ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia do ensino da Matemática depende de uma formação qualificada, das práticas pedagógicas e de como é conduzido o processo educativo. Para essas questões, foi realizada uma entrevista com cinco docentes que atuam no Curso de Pedagogia, que responderam a seguinte questão: Quais são os saberes necessários que os alunos do Curso de Pedagogia precisam adquirir na sua formação para ensinar adequadamente Matemática na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental? A partir das respostas dos cinco sujeitos e de um contexto teórico, foi construída uma discussão sobre as concepções dos professores, em relação ao ensino da Matemática, no Curso de Pedagogia e realizadas algumas reflexões sobre o tema em questão. Esse trabalho, fruto da disciplina Docência no Ensino Superior (PGED032) ofertada pela Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e docência universitária – saberes e práticas educativas.
Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada.
Abstract
The article in question has college teaching as the main focus, emphasizing the concepts and dilemmas of teachers in Education courses regarding the teaching of Mathematics. The goal of this article is to study, identify, analyze and describe the main ideas of teachers in Education courses regarding the training of future teachers that have taught Mathematics in Elementary school. The teaching methodology of Mathematics depends of qualified training of teaching practices and how the educational process is conducted. For these issues, an interview was conducted with five teachers in the Education course, who answered the following question: What is the necessary knowledge that students in Education courses must acquire in order to properly teach Mathematics during the first years of Elementary school? From the answers obtained from the five subjects and a theoretical context, a discussion was developed about teachers’ concepts regarding teaching Mathematics in elementary schools, and certain reflections were made about the theme in question. This study is fruit of the Higher Education Teaching (PGED032) discipline offered by the Research, Knowledge and Educational Practices Line linked to the Research Group, Professional development and college teaching – knowledge and educational practices.
Keywords: College teaching. Professor training. Mathematics.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.