Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância

Autores

  • Carolina Zavadzki Martins Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP/Brasil).
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP). Docente no Curso de Pedagogia (Presencial e EAD) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP.
  • Raimunda Abou Gebran Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Palavras-chave:

Evasão, Ensino Superior, Educação a Distância, Graduação em Administração

Resumo

O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.

Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração.

Biografia do Autor

Carolina Zavadzki Martins, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP/Brasil).

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP/Brasil).

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP). Docente no Curso de Pedagogia (Presencial e EAD) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP.

Adriana Aparecida de Lima Terçariol

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP)

Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Docente no Curso de Pedagogia (Presencial/EaD) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP).

e-mail: atercariol@gmail.com

Currículo Resumido:

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Possui experiência como Coordenadora de Núcleo de Educação a Distância, Professora na Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas: Tecnologias Aplicadas à Educação; Educação a Distância; Formação de Professores; Metodologia da Pesquisa, Didática, Educação Inclusiva, entre outras áreas. Atualmente é docente na modalidade presencial e em EaD no Curso de Pedagogia na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Raimunda Abou Gebran, Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Pesquisadora e Docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Currículo Resumido:

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista e coordenador pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Martins, C. Z., Terçariol, A. A. de L., & Gebran, R. A. (2016). Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 470–492. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/394