Percepções do Tutor: a evasão de alunos de Curso de Administração na modalidade a distância
Palavras-chave:
Evasão, Ensino Superior, Educação a Distância, Graduação em AdministraçãoResumo
O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, na linha de pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente. Considerando que a evasão é um dos temas que preocupa as Instituições de Ensino Superior, justificou-se a necessidade desta pesquisa, cujo objetivo foi analisar as causas da evasão dos acadêmicos do curso de graduação em Administração na modalidade a distância de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná. Para atingir esse objetivo, realizou-se um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O instrumento para a coleta de dados constituiu-se de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado aos tutores do curso de Administração na modalidade a distância. Os resultados indicaram que os discentes que mais evadiram no curso foram, em sua maioria, do gênero feminino. No que se refere ao estado civil dos evadidos, percebeu-se que a maioria era de solteiros; contudo não se pode desconsiderar um elevado número de casados que desistiram do curso. Os dados revelaram que mais de 70% dos evadidos estavam na faixa etária entre 18 e 33 anos e, em sua maioria, residem no Estado do Paraná. Observou-se, ainda, que a maior tendência de evasão ocorreu no início do curso. Na visão dos tutores, os dois principais motivos se referem à adaptação à metodologia e, também, à questão financeira dos alunos.
Palavras-chave: Evasão. Ensino Superior. Educação a Distância. Graduação em Administração.
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