Condições de Trabalho Docente em uma Universidade Pública

Autores

  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - VIÇOSA-MG
  • Ana Carolina Pessoa Brandão Supervisora da Rede Estadual, Viçosa, MG.
  • Rita de Cássia de Alcântara Braúna Universidade Federal de Viçosa- Viçosa- MG.

Palavras-chave:

trabalho docente, professores universitários, intensificação e precarização.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as condições de trabalho docente em uma universidade pública mineira e sua implicação para os percursos de desenvolvimento profissional. A entrevista foi o instrumento de investigação selecionado. Participaram da pesquisa sete professores universitários vinculados, por sua área de conhecimento, a quatro centros: CCA, CCB, CCE e CCH. Os resultados alcançados evidenciaram, dentre outros aspectos, que os professores, no que se refere às condições de trabalho, percebem os efeitos dos processos de intensificação, e de precarização desse trabalho. Analisando as atividades acadêmicas demandadas do professor universitário, os participantes acreditam que a intensificação está mais presente na atividade de pesquisa, devido à pressão e a cobrança que acompanham tal atividade, provenientes de órgãos de fomento e comissões de pós-graduação. Quanto ao processo de precarização, os docentes acreditam que ele está mais evidente na atividade de ensino, uma vez que eles associam esse processo à elevada carga horária, à falta de laboratórios e técnicos, à estagnação do salário e à contratação de professores substitutos. Todavia, a partir do exposto na pesquisa, compreende-se que, mesmo os professores percebendo os efeitos da intensificação e precarização das suas condições de trabalho, ainda mantêm uma visão positiva da docência universitária e da qualidade do ensino na universidade pública.

Palavras-chave: Trabalho docente. Professores universitários. Intensificação e precarização.

Biografia do Autor

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - VIÇOSA-MG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005), com estágio de Doutoramento na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, aprendizagem da docência, prática pedagógica, ensino e aprendizagem e avaliação da aprendizagem.

Ana Carolina Pessoa Brandão, Supervisora da Rede Estadual, Viçosa, MG.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), onde realizou pesquisa de Iniciação Científica voltada para o trabalho docente nas universidades públicas federais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (2013), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, em que pesquisou as condições de trabalho docente nas universidades federais frente a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Estagiária nas disciplinas "Avaliação Educacional" e "Metodologias Investigativas na Formação de Professores" oferecidas ao curso de Pedagogia

Rita de Cássia de Alcântara Braúna, Universidade Federal de Viçosa- Viçosa- MG.

Possui licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa e integrante do Grupo de Pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento profissional da docência, identidade profissional, práticas pedagógicas e saberes do professor. rbrauna@ufv.br

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

Ferenc, A. V. F., Brandão, A. C. P., & Braúna, R. de C. de A. (2016). Condições de Trabalho Docente em uma Universidade Pública. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 358–384. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/405