A Prova Brasil e suas implicações para o trabalho docente em escolas públicas
Palavras-chave:
avaliação externa, política educacional, trabalho docente.Resumo
Este estudo tem, por objetivo, investigar as implicações de uma política de avaliação externa, Prova Brasil, no trabalho docente desenvolvido por professores do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Viçosa-MG. Dessa forma, ressaltamos apontamentos teóricos relacionados ao trabalho docente e à inserção desse tipo de avaliação no contexto educacional brasileiro. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de três escolas públicas e a analista educacional que atua na Superintendência Regional de Ensino (SRE). Os resultados obtidos, por meio da técnica ‘análise de Prosa’ delineada por André (1983), indicam que as docentes têm o seu campo de atuação modificado pelas avaliações externas, pois elas trabalham com sobrecarga de tarefas a serem desempenhadas, delineando, assim, uma nova lógica no seu ofício; os cursos de formação continuada, apesar de existirem, não conseguem atingir situações da prática cotidiana, pois os temas abordados nestes não dão voz ao professor, sendo desenvolvidos de acordo com o que a SRE observa nas escolas e com questões que colaboram para a maior defasagem nos resultados das avaliações. Assim, percebe-se que as políticas de avaliação educacional mais exigem dos professores em termos de desempenho de seus alunos, do que proporcionam ao docente uma boa condição de trabalho.
Palavras-chave: Avaliação externa. Política educacional. Trabalho docente.
THE ‘PROVA BRASIL’ EXAM AND ITS IMPLICATIONS FOR TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS
Abstract: This study aims to investigate the implications of an external evaluation policy based on the ‘Prova Brasil’ exam for 5th-grade elementary teachers’ professional practice in public schools in the city of Viçosa-MG. We therefore emphasize theoretical approaches to teaching and to the inclusion of this type of evaluation within the Brazilian educational context. The methodological approach is qualitative, and the data were collected through semi-structured interviews with three public school teachers and the educational analyst who works in the Regional Education Bureau (SRE, Brazilian acronym). The results obtained through the "Prose analysis" technique outlined by André (1983) indicate that teachers have their functions modified by external evaluations, since they work with an overload of tasks to be performed, which leads to a new logic in their profession. The continuing education courses fail to address situations of everyday practice as the issues approached there do not give voice to teachers: they are developed according to what the SRE observes in schools and to issues that contribute to widening gaps in evaluation results. Thus, we can see that the educational evaluation policies require student performance from teachers, rather than giving them good work conditions.
Keywords: Educational policy. External evaluation. Teaching.
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