Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários

Autores

  • Nathali Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Estudante de Mestrado
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco/Professora

Palavras-chave:

Docência Universitária, Prática Docente, Teoria das Representações Sociais

Resumo

Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.

Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais.

 

 

UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS

 Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way.   

Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.

Biografia do Autor

Nathali Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Estudante de Mestrado

Graduada em Pedagogia e, atualmente, Mestranda da linha de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada, Formação Continuada didático-pedagógica, Teoria das Representações Sociais, Saberes Docentes, Docência e Docência Universitária.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco/Professora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) , doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal (2004), Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de PósGraduação em Educação compondo o Núcleo de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica e na Graduação do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas Diversas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coord Pedagogica, Planeamento Educacional, Organização da Educação Escolar Brasileira, Pesquisa e Prática Pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: formação de Professores , identidade e profissionalização docente, Docência no Ensino Superior e com a Teoria das Representações Sociais.

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

Silva, N. G. da, & Aguiar, M. da C. C. de. (2016). Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 213–225. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/431