Prática docente universitária a partir das representações sociais de estudantes universitários
Palavras-chave:
Docência Universitária, Prática Docente, Teoria das Representações SociaisResumo
Tendo por base os estudos no campo da docência universitária, prática docente e orientação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, buscou-se conhecer as práticas docentes dos professores universitários, a partir das representações sociais dos estudantes universitários. Para tanto, utilizamos questionário e entrevista com vinte e sete estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados apontam que as práticas docentes, segundo os estudantes, direcionam para o tradicionalismo e a ausência do diálogo, influenciando, assim, no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem que se dá na interação entre os sujeitos. Para tanto, destacamos a importância e a necessidade da ampliação de ações de formação continuada pedagógica para esses docentes, a fim de que possa repercutir em sua prática de maneira efetiva.
Palavras-chave: Docência universitária. Prática docente. Teoria das Representações Sociais.
UNIVERSITY TEACHING PRACTICE FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF UNIVERSITY STUDENTS
Abstract: Based on the university teaching studies, teaching practice and the theoretical and methodological approach of the Social Representations Theory, this research aimed to understand the university teachers’ teaching practices from the university students’ social representations. For such purpose, interviews and surveys were used with twenty-seven Pedagogy students from the Federal University of Pernambuco. The data point out that, according to the students, the teaching practices are prone to traditionalism and the absence of dialogue, thus influencing the development of the teaching and learning process that is built from the interaction among individuals. We therefore highlight the importance of and the need for more continuing teaching education initiatives to those teachers in order to improve their practice in a more effective way.
Keywords: University teaching. Teaching practice. Social Representations Theory.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.