O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais

Autores

  • Nathali Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Mestre em Educação
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Porto-Portugal.

Palavras-chave:

Ciências Exatas, Docência Universitária, Representações Sociais

Resumo

Este artigo objetiva compreender as representações sociais pelos docentes das Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco quanto à docência universitária, materializadas na prática. A abordagem é qualitativa e utilizou-se o questionário semiprojetivo, além de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1988), tomando como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontam que a docência universitária assume características próprias do grupo e mostra-se objetivada nas práticas de ensino, ancoradas em concepções ora tradicionalistas ora construtivistas; contudo, apontam indícios de ressignificação ao destacarem a importância de formações pautadas no caráter humano. As representações sociais de docência universitária são constituídas histórica e socialmente inseridas em um espaço de relação, responsabilidade e interação entre docente-estudante-sociedade.

Palavras-chave: Ciências Exatas. Docência Universitária. Representações Sociais.

 

University teaching practice in the Exact and Natural Sciences and their Social Representations

Abstract: This paper aims to understand the social representations related to university teaching in practice by Exact and Natural Sciences teachers from the Federal University of Pernambuco. The approach is qualitative, and a semi-projective questionnaire and semi-structured interviews were used through Bardin’s Content Analysis technique (1988) based on the Theory of Social Representations. The results show that university teaching takes the characteristics of the group itself and reveals itself in teaching practices anchored in both traditional and constructivist conceptions; however, they show signs of resignification when they highlight the importance of human-centered training. The social representations of university teaching are socially and historically constituted and inserted in a space of relation, responsibility and interaction among teachers, students and society.

Keywords: Exact and Natural Sciences. University Teaching. Social Representations.

Biografia do Autor

Nathali Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco/Mestre em Educação

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação da linha de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Pós-graduação em Educação ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Continuada, Formação Continuada didático-pedagógica, Teoria das Representações Sociais, Saberes Docentes, Docência e Docência Universitária. Atualmente está vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco como Professora Substituta.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco / Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Porto-Portugal.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) , doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal (2004), Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de PósGraduação em Educação como pesquisadora da Linha de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica e na Graduação do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas Diversas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coord Pedagogica, Planeamento Educacional, Organização da Educação Escolar Brasileira, Pesquisa e Prática Pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: formação de Professores , identidade e profissionalização docente, Docência no Ensino Superior e com a Teoria das Representações Sociais. Membro do Núcleo de Formação Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE - NUFOPE. Editora chefe da Revista de Administração Educacional do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Silva, N. G. da, & Aguiar, M. da C. C. de. (2019). O exercício da docência universitária nas Ciências Exatas e da Natureza e suas Representações Sociais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 512–526. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/777