Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios

Autores

  • Eliane de Godoi Teixeira Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi Rocha PUC Campinas

Palavras-chave:

Pibid. Formação do professor alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de formação docente.

Resumo

O texto analisa publicações no banco de Teses e Dissertações da CAPES e BDTD sobre o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), relacionando-as aos registros feitos pelos bolsistas em blogs Pibid-Alfabetização, enquanto significação das normatizações propostas para o Programa nos documentos oficiais. São objetivos deste artigo (i) colocar em destaque a complexidade do conceito de alfabetização e a formação de profissionais que a ele se dediquem; (ii) conhecer a estrutura, caraterísticas e tendências do Pibid no cenário nacional e (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. As análises comprovam a efetivação da parceria proposta entre IES e a escola pública; o potencial do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente em campo e a pluralidade e prevalência de atividades realizadas que não estão ligadas diretamente à alfabetização, indicando possibilidades de adequação de diretrizes do Pibid às especificidades do Ensino Fundamental I, especialmente à alfabetização.

Palavras-chave: Pibid. Formação do Professor Alfabetizador. Alfabetização e Letramento. Programas de Formação Docente.

 

Biografia do Autor

Eliane de Godoi Teixeira Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Educação pela PUC Campinas, linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Pedagoga e Psicopedagoga, Assessora Pedagógica e Conferencista.

Bolsista CAPES.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi Rocha, PUC Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, orientando dissertações de mestrado. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Realiza pesquisas na área de Psicologia e Educação. É assessora científica da FAPESP desde 2007. Em 2015 realizou pós-doutoramento na Universidade de Barcelona.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Fernandes, E. de G. T., & Rocha, M. S. P. de M. L. (2016). Pibid e a formação inicial dos alfabetizadores: contribuições e desafios. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 332–357. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/433