A organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem: uma análise das experiências na Escola Baldoíno Melo – Oriximiná PA
Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Prática docente.Resumo
O propósito deste artigo é mostrar qual a repercussão do processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem na prática do professor dos anos iniciais da EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo - Oriximiná-PA. A fim de conduzir este estudo, entrevistamos dois professores da referida escola que adotam essa perspectiva de ensino. Nosso objetivo foi verificar se as inovações propostas foram realmente assimiladas e incorporadas à prática de ensino, identificar como se desenvolveu o processo de desconstrução da organização seriada e sua lógica no espaço escolar e interpretar os fatores que interferem no processo de organização da escolaridade em ciclos de aprendizagem. Neste Estudo de Caso fica evidente que as inovações propostas pela Escola Ciclada não foram assimiladas por todos os docentes e foram parcialmente incorporadas à prática do professor.
Palavras-chave: Ciclos de Aprendizagem.Seriação. Educação do Campo. Ensino Fundamental.
SCHOOL ORGANIZATION IN LEARNING CYCLES: AN ANALYSIS OF EARLY YEARS EXPERIENCES AT A RURAL SCHOOL NAMED ‘EMEF BALDOÍNO MELO – EDUCAÇÃO DO CAMPO” IN THE CITY OF ORIXIMINÁ-PA
Abstract: This article aims to show the repercussion of the school organization in learning cycles within the practice of early years teachers at a rural school named ‘EMEF Baldoíno Melo – Educação do Campo’ in the city of Oriximiná-PA. To conduct this study, we interviewed two teachers of this school that adopt this teaching perspective. Our goals were to verify if the proposed innovations were really assimilated and incorporated into teaching practice, identify how series-based organization and its school structure were deconstructed, and interpret the factors that interfere in the process of school organization in learning cycles. In this case study, it was evident that the innovations proposed by the cycle-structured school were not assimilated by all of its teachers and were only partially incorporated into teaching practice.
Keywords: Learning Cycles. Series-based Education. Rural and Remote Education. Elementary Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.