Tendências e implicações no processo de alfabetização

Autores

  • Elisângela de Carvalho Franco Instituto Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Alfabetização. Tendências. Métodos. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem, por objetivo, enfatizar a relevância do processo de alfabetização no desenvolvimento educacional infantil, bem como demonstrar as tendências e as implicações que permearam a sua aquisição. Para tanto, as questões que norteiam este estudo foram: de que forma ocorreu o processo de alfabetização no contexto histórico brasileiro? E quais tendências e implicações estão ligadas ao seu processo de aquisição? A metodologia presente no artigo apoia-se na técnica de pesquisas bibliográficas, tendo por base autores, como: Becker (2005); Cagliari (2003); Freire (1992); Gadotti (2003); Vygotsky (1998), dentre outros. Conclui-se que a alfabetização foi um processo adquirido de forma gradual, porém, significativo para o panorama educacional. E, com a introdução de concepções, métodos e suas implicações no processo de aquisição, estas foram fundamentais para a leitura e para a escrita. Estes foram fatores essenciais que implicaram a aquisição da alfabetização, bem como contribuíram para a melhoria da aprendizagem infantil.

Palavras-chave: Alfabetização. Tendências. Métodos. Aprendizagem. 

Biografia do Autor

Elisângela de Carvalho Franco, Instituto Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia

Mestre em Teologia na área de pesquisa de Ética e Gestão pela Faculdade Superior de Teologia (EST)

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

Atualmente, contribui técnica e pedagogicamente no IFRO

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

Franco, E. de C. (2016). Tendências e implicações no processo de alfabetização. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 542–555. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/502