Tendências e implicações no processo de alfabetização
Palavras-chave:
Alfabetização. Tendências. Métodos. Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem, por objetivo, enfatizar a relevância do processo de alfabetização no desenvolvimento educacional infantil, bem como demonstrar as tendências e as implicações que permearam a sua aquisição. Para tanto, as questões que norteiam este estudo foram: de que forma ocorreu o processo de alfabetização no contexto histórico brasileiro? E quais tendências e implicações estão ligadas ao seu processo de aquisição? A metodologia presente no artigo apoia-se na técnica de pesquisas bibliográficas, tendo por base autores, como: Becker (2005); Cagliari (2003); Freire (1992); Gadotti (2003); Vygotsky (1998), dentre outros. Conclui-se que a alfabetização foi um processo adquirido de forma gradual, porém, significativo para o panorama educacional. E, com a introdução de concepções, métodos e suas implicações no processo de aquisição, estas foram fundamentais para a leitura e para a escrita. Estes foram fatores essenciais que implicaram a aquisição da alfabetização, bem como contribuíram para a melhoria da aprendizagem infantil.
Palavras-chave: Alfabetização. Tendências. Métodos. Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.