O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

IDEB, avaliação da aprendizagem, qualidade de ensino.

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo.

Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino.

 

IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW

ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article.

Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching

 

Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Ciências Econômicas (UFV) e Licenciando em Ciẽncias Sociais (UNIMES-SP). Docente da rede pública de ensino e de cursos em EaD.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2015-07-25

Como Citar

Silva Barbosa, J. M., & Andrade Vaz de Mello, R. M. (2015). O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(13), 106–123. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505

Edição

Seção

EDUCAÇÃO BÁSICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS