Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e sua contribuição para a emancipação intelectual e social do educando

Autores

  • Mara Salvucci PUC-CAMPINAS
  • Nelson de Carvalho Mendes PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

prática docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre o papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na formação, no processo de aprendizagem do educando e o desenvolvimento de sua autonomia. Com o uso de novas tecnologias, adaptamos formatos diferentes de comunicação e somos desafiados a lidar com as informações, visando despertar reação no destinatário, para reafirmarmos o contato com o outro e com o conhecimento enquanto conjunto de códigos de uma determinada sociedade. Sendo assim, o uso dos AVA e da Internet contribui para a emancipação intelectual-autonomia intelectual e para a formação do educando.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Autonomia. AVA. Emancipação intelectual. 

Biografia do Autor

Mara Salvucci, PUC-CAMPINAS

Possue graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1988) - UNICAMP, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1986) - UNICAMP, especialização em Filosofia Social e Mestrado em Educação Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Atualmente é professora titular - Puc-Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes Cursos de Graduação: História, Geografia, Filosofia, C. Sociais, C. Biológicas , Educação Física e Pedagogia. Atuação, enquanto professora, na Plataforma Freire (PARFOR - PEDAGOGIA), bolsista CAPES. Ministro aulas em Cursos que envolvam temas como: culturas tecnológicas, formação de professores, educação, cultura e sociedade, transposição didátcia e ensino a distância. Atualmente, sou acessora em EAD e desenvolvo Projeto de treinamento de docentes, junto ao Departamento de Ensino a Distância na Puc-Campinas.

Nelson de Carvalho Mendes, PUC-CAMPINAS

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e especialização em Gestão Universitária, pela PUC-Campinas (2012). Atualmente é professor assistente da PUC-Campinas e Coordenador de EAD da mesma IES. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, teste de bancos de dados relacionais e linguagem de programação. Tem experiência também em gestão logística e de TIC de Instituições Financeiras, acumulando 27 anos de trabalho produtivo e inovador no Banco do Brasil e 25 anos de atuação no magistério superior pela PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Salvucci, M., & Mendes, N. de C. (2016). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e sua contribuição para a emancipação intelectual e social do educando. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 530–541. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/519