ARTES VISUAIS NO BANCO DE TESES DA CAPES: DILEMAS E APONTAMENTOS SOBRE O PROBLEMA DA PESQUISA

Autores

  • Tania Regina Rossetto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá-UEM

Palavras-chave:

Artes Visuais, Pesquisa, Problema.

Resumo

Buscamos resumos de dissertações disponíveis no Banco de Teses da CAPES. Encontramos 103 registros, pela busca básica ensino de Artes Visuais, selecionamos 8, por apresentarem, no resumo, uma problemática a ser investigada. Propomos a seguinte questão: de que forma e em que medida se apresenta o caráter parcial e fragmentário em relação às problemáticas que remetem ao ensino de Artes Visuais, explicitadas nos resumos das pesquisas disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES? No percurso metodológico, objetivamos: destacar problemáticas de pesquisas de Artes Visuais; discorrer sobre desafios em relação à produção da pesquisa e problemáticas; explicitar dilemas e apontamentos sobre as problemáticas de pesquisa de Artes Visuais. A pesquisa é qualitativa, realizada a partir de resumos de dissertações, destacando como referencial teórico apontamentos de Saviani (1985) e Chauí (2012). Concluímos que o caráter parcial e fragmentário em relação às problemáticas de pesquisa de Artes Visuais apresenta-se de múltiplas formas e medidas, considerando que a não apresentação e estruturação de tais problemáticas podem denotar o fortalecimento da hegemonia dominante pela produção e reprodução de verdades estanques, ocorrendo o enfraquecimento pela busca de novas realidades, instaurando o consenso e o conformismo.

Biografia do Autor

Tania Regina Rossetto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM, Doutoranda em Educação pela mesma Instituição de Ensino. Professora do Departamento de Teoria e Prática no curso de Artes Visuais/UEM.

 

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (Concurso Público de Professor Titular para a Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Estado do Paraná - Edital 052/2011 - PRH), atuando no curso de graduação em pedagogia e no mestrado e doutorado em educação (PPE). Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). É doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós doutoral pela Universidade Federal de São Carlos. Os termos mais frequentes em sua produção científica são: educação, deficiência, inclusão, desenvolvimento, educação especial, dificuldades escolares, autismo, mediação, diversidade e aprendizagem. É pesquisadora CAPES (Observatório da Educação).

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Rossetto, T. R., & Mori, N. N. R. (2017). ARTES VISUAIS NO BANCO DE TESES DA CAPES: DILEMAS E APONTAMENTOS SOBRE O PROBLEMA DA PESQUISA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 473–486. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/521