ARTES VISUAIS NO BANCO DE TESES DA CAPES: DILEMAS E APONTAMENTOS SOBRE O PROBLEMA DA PESQUISA
Mots-clés :
Artes Visuais, Pesquisa, Problema.Résumé
Buscamos resumos de dissertações disponíveis no Banco de Teses da CAPES. Encontramos 103 registros, pela busca básica ensino de Artes Visuais, selecionamos 8, por apresentarem, no resumo, uma problemática a ser investigada. Propomos a seguinte questão: de que forma e em que medida se apresenta o caráter parcial e fragmentário em relação às problemáticas que remetem ao ensino de Artes Visuais, explicitadas nos resumos das pesquisas disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES? No percurso metodológico, objetivamos: destacar problemáticas de pesquisas de Artes Visuais; discorrer sobre desafios em relação à produção da pesquisa e problemáticas; explicitar dilemas e apontamentos sobre as problemáticas de pesquisa de Artes Visuais. A pesquisa é qualitativa, realizada a partir de resumos de dissertações, destacando como referencial teórico apontamentos de Saviani (1985) e Chauí (2012). Concluímos que o caráter parcial e fragmentário em relação às problemáticas de pesquisa de Artes Visuais apresenta-se de múltiplas formas e medidas, considerando que a não apresentação e estruturação de tais problemáticas podem denotar o fortalecimento da hegemonia dominante pela produção e reprodução de verdades estanques, ocorrendo o enfraquecimento pela busca de novas realidades, instaurando o consenso e o conformismo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.