Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
Palavras-chave:
Educação, formação de professores, prática docenteResumo
Esse texto tem por objetivo discutir a reestruturação curricular implementada pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2011, e a interdisciplinaridade como metodologia de construção do conhecimento nos processos de aprendizagem. O texto traz uma reflexão sobre os principais conceitos que orientam essa reestruturação. Neste sentido, destaca o conceito de interdisciplinaridade como articulador de construção de conhecimento e aprendizagem. Apresenta a metodologia interdisciplinar como instrumento que possibilita a intervenção e transformação social, a partir da interação entre educandos e educadores na escola atual e, em particular, no Ensino Médio Politécnico.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino Politécnico.
INTERDISCIPLINARITY AND THE LEARNING PROCESS IN POLITECHNIC HIGH SCHOOL
Abstract: This text aims to discuss the curricular restructuring process implemented by Rio Grande do Sul State Education Secretary as of the year 2011 and interdisciplinarity as a methodology for the construction of knowledge in the learning process. The text reflects on the key concepts that guide this restructuring process. In this respect, it highlights interdisciplinarity as a concept that allows for the construction of knowledge and learning. It also presents the interdisciplinary methodology as an instrument of intervention and social transformation based on the interaction between teachers and students in current schools and, in particular, the Polytechnic High School.
Keyword: Interdisciplinarity; Curriculum; Polytechnic Education.
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