Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico

Autores/as

  • Clemildo Anacleto Silva Centro Universitário Metodista - IPA
  • Jorge Luiz Ayres Gonzaga Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul
  • Jose Clovis Azevedo Centro Universitário Metodista - IPA

Palabras clave:

Educação, formação de professores, prática docente

Resumen

Esse texto tem por objetivo discutir a reestruturação curricular implementada pela Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir do ano de 2011, e a interdisciplinaridade como metodologia de construção do conhecimento nos processos de aprendizagem. O texto traz uma reflexão sobre os principais conceitos que orientam essa reestruturação. Neste sentido, destaca o conceito de interdisciplinaridade como articulador de construção de conhecimento e aprendizagem. Apresenta a metodologia interdisciplinar como instrumento que possibilita a intervenção e transformação social, a partir da interação entre educandos e educadores na escola atual e, em particular, no Ensino Médio Politécnico.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino Politécnico.

 

INTERDISCIPLINARITY AND THE LEARNING PROCESS IN POLITECHNIC HIGH SCHOOL

Abstract: This text aims to discuss the curricular restructuring process implemented by Rio Grande do Sul State Education Secretary as of the year 2011 and interdisciplinarity as a methodology for the construction of knowledge in the learning process. The text reflects on the key concepts that guide this restructuring process. In this respect, it highlights interdisciplinarity as a concept that allows for the construction of knowledge and learning. It also presents the interdisciplinary methodology as an instrument of intervention and social transformation based on the interaction between teachers and students in current schools and, in particular, the Polytechnic High School.

 

Keyword: Interdisciplinarity; Curriculum; Polytechnic Education.

Biografía del autor/a

Clemildo Anacleto Silva, Centro Universitário Metodista - IPA

Doutor em Ciências da Religião. Mestre em Educação. Licenciado em Filosofia. Professor no Progrma de Pós-graduação - Mestrado em Reabilitação e Inclusão -  do Centro Universitário Metodista - IPA.

Jorge Luiz Ayres Gonzaga, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Jorge Luiz Ayres Gonzaga

Doutorando em Educação pela Unilasalle. Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista IPA. Licenciado em História pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão do IPA. Professor da Rede Estadual de Ensino do RS.

Jose Clovis Azevedo, Centro Universitário Metodista - IPA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA.

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Silva, C. A., Gonzaga, J. L. A., & Azevedo, J. C. (2018). Interdisciplinaridade e o processo de aprendizagem no Ensino Médio Politécnico. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 201–216. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/587