Uma reflexão sobre o ofício do professor de educação física: saberes e práticas
Palavras-chave:
Profissão docente. Professores de Educação Física. SaberesResumo
Os saberes e práticas dos profissionais de educação física formados nas universidades são de grande importância para os que atuam nessa área, mais especificamente na educação básica. Mas, será que os saberes que são apresentados nas universidades são suficientes para que esses profissionais entrem com confiança em uma sala de aula e permaneçam atuando como professores de educação física? Diante dessa questão, esse texto levanta a discussão e objetiva demonstrar se realmente a formação do professor é suficiente ou se são utilizados outros saberes, mais amplos. Sendo uma pesquisa qualitativa, esses aspectos serão analisados, tendo como aporte teórico os escritos de Tardif (2014), Elias (1994) e Amorim (2014).
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Escola. Profissão docente.
A REFLECTION ABOUT THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER PROFESSION: KNOWLEDGE SKILLS AND PRACTICES
Abstract: The knowledgesskills and practices of Physical Education professionals who are trained in universities are of great importance to the ones who work in this area of expertise, specifically in basic education. However, are the knowledges skills that are taught in universities sufficient enough for those professionals to confidently enter with confidence in a classroom and remain working as Physical Education teachers? Faced with this question, the text raises the discussion and aims at demonstrating if whether the formal teacher training is really sufficient for them teachers to feel prepared to teach or whether they need to use other broadened skills knowledges for that. Being a qualitative study, the discussion will be analyzed according to the theoretical writings of by Tardif (2014), Elias (1994) and Autora (2014).
Keywords: Teaching and learning. School. Teaching profession.
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