Uma reflexão sobre o ofício do professor de educação física: saberes e práticas

Auteurs-es

  • Simone Amorim Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0002-1305-6017
  • Tatiane Dias Universidade Tiradentes
  • Éverton de Àvila Universidade Tiradentes

Mots-clés :

Profissão docente. Professores de Educação Física. Saberes

Résumé

Os saberes e práticas dos profissionais de educação física formados nas universidades são de grande importância para os que atuam nessa área, mais especificamente na educação básica. Mas, será que os saberes que são apresentados nas universidades são suficientes para que esses profissionais entrem com confiança em uma sala de aula e permaneçam atuando como professores de educação física? Diante dessa questão, esse texto levanta a discussão e objetiva demonstrar se realmente a formação do professor é suficiente ou se são utilizados outros saberes, mais amplos. Sendo uma pesquisa qualitativa, esses aspectos serão analisados, tendo como aporte teórico os escritos de Tardif (2014), Elias (1994) e Amorim (2014).

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Escola. Profissão docente.

 

A REFLECTION ABOUT THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER PROFESSION: KNOWLEDGE SKILLS AND PRACTICES

Abstract: The knowledgesskills and practices of Physical Education professionals who are trained in universities are of great importance to the ones who work in this area of expertise, specifically in basic education. However, are the knowledges skills that are taught in universities sufficient enough for those professionals to confidently enter with confidence in a classroom and remain working as Physical Education teachers? Faced with this question, the text raises the discussion and aims at demonstrating if whether the formal teacher training is really sufficient for them teachers to feel prepared to teach or whether they need to use other broadened skills  knowledges for that. Being a qualitative study, the discussion will be analyzed according to the theoretical writings of by Tardif (2014), Elias (1994) and Autora (2014).

Keywords: Teaching and learning. School. Teaching profession.

Bibliographies de l'auteur-e

Simone Amorim, Universidade Tiradentes

Docente da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012), e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e sociedade: sujeitos e práticas educativas e integra os grupos de pesquisa História das Práticas Educacionais (GEHPE) e o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (NECUFS). 

Tatiane Dias, Universidade Tiradentes

Professora de Educação Física da rede particular de ensino na Cidade de Aracaju - Sergipe, Pós-graduada em Natação e Atividades Aquáticas. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: Sujeitos e práticas educativas/CNPq-UNIT. E-mail: tatidiasaju@gmail.com

Éverton de Àvila, Universidade Tiradentes

Docente da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação. Editor Geral da Revista Eletrônica da FANESE (ISSN 2317-3769). Editor-executivo dos Cadernos de Graduação: ciências humanas e sociais/UNIT-SE (ISSN 1980-1785).

Téléchargements

Publié-e

2018-07-01

Comment citer

Amorim, S., Dias, T., & de Àvila, Éverton. (2018). Uma reflexão sobre o ofício do professor de educação física: saberes e práticas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 167–178. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/600