Resenha do Livro: PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente?

Autores

  • Elisabete Ferreira Esteves Campos Centro Universitário Fundação Santo André.

Palavras-chave:

Diretor escolar. Políticas educacionais. Vitor Paro. Escola Básica.

Resumo

Neste livro, Vitor Paro questiona as políticas educacionais fundamentadas na gestão empresarial capitalista, cuja finalidade é radicalmente distinta da educação. Na produção capitalista, a eficiência na administração tem como propósito a lucratividade da empresa, sendo o principal interesse do trabalhador receber seu salário. Na educação, a administração é mediadora da atividade educativa e o educador não pode ensinar apenas orientado pelo seu salário, sendo necessário considerar o caráter político da relação entre sujeitos para produção do ser humano-histórico. Partindo desse pressuposto, o autor analisa o papel do diretor e do significado da direção escolar, apontando alternativas de administração da escola básica, transcendendo a forma usual de concentrá-la nas mãos de apenas um indivíduo.

Palavras-chave: Diretor escolar. Políticas educacionais. Vitor Paro. Escola Básica.

 

Abstract: In this book, Vitor Paro questions the educational policies based on capitalist business management whose end is radically distinct from that of education. In capitalist production, efficiency in management aims at corporate profitability, and workers’ main interest is to get monthly paid. In education, management mediates the educational activity, and educators cannot teach exclusively oriented by their wages. It is therefore necessary to take into account the political dimension of the relation among the players in order to produce the historical human being. Based on this assumption, the author analyses the role of the school principal and the significance of school management, as well as he offers transcending alternatives to the basic school management centralized in the hands of a single individual. 

Keywords: School management. School principal. Vitor Paro. Educacional policies.

Biografia do Autor

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Centro Universitário Fundação Santo André.

Doutora em Educação na linha de Didática, Teorias de ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atuou na Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo (2000-2014), discutindo e implantando políticas públicas. Desenvolveu atividades relativas à orientação pedagógica, supervisão e assessoria para as escolas da rede municipal; coordenou e ministrou cursos de formação continua para professores e gestores escolares; participou da elaboração da Proposta Curricular da rede municipal dentre outras atividades. Ministrou formação no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (2003-2006). Assumiu a chefia da Seção de Educação Básica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo (2013-2014)

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

Campos, E. F. E. (2016). Resenha do Livro: PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 259–269. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/618