Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I

Autores

  • Elisabete Ferreira Esteves Campos

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Currículo, Práticas docentes.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar o percurso de elaboração da Proposta Curricular do município de São Bernardo do Campo, na área de Educação Física escolar para o Ensino Fundamental I – anos iniciais. A elaboração da Proposta Curricular desta área foi coordenada por mim em parceria com outro membro da Equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação deste Município, durante o ano de 2006. Serão abordados alguns aspectos sobre o diagnóstico inicial que realizamos para investigar as práticas de Educação Física nas escolas e o percurso de discussão, no sentido de superar formas tradicionais de abordagem da área com ênfase na função instrumental do movimento. Esse processo ocorreu com a mediação teórica de autores que tratam de estudos e análises críticas das Manifestações da Cultura Corporal, considerando a necessidade de assumir práticas pedagógicas escolares que tematizam elementos da cultura corporal de movimentos. A intencionalidade das diversas manifestações corporais vincula-se a contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e precisam ser problematizadas nas escolas, para contribuir com mudanças. Abordaremos as opções metodológicas desse processo concluindo acerca da necessidade de ampliar os debates, uma vez que tal Proposta não pode ser um documento acabado, mas uma obra em construção.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

Campos, E. F. E. (2011). Educação Fisica Escolar:uma proposta curricular para o Ensino Fundamental I. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(03), 125–135. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/85