Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias

Autores

  • Daiane Modelski Centro Universitário Metodista. Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco 90420-060 - Porto Alegre, RS - Brasil
  • Isabel Azeredo Centro Universitário Metodista. Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco 90420-060 - Porto Alegre, RS - Brasil
  • Lucia Giraffa PUCRS http://orcid.org/0000-0001-8062-3483

Palavras-chave:

Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais

Resumo

A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.

Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.

 

 

TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessary

Abstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands.

Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies

Biografia do Autor

Daiane Modelski, Centro Universitário Metodista. Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco 90420-060 - Porto Alegre, RS - Brasil

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista CAPES/PROEX. Mestre em Educação pela PUCRS (2015). Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC (2009). Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Integrante do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância (PUCRS). Professora de graduação e membro do Núcleo de Formação Docente do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional/Educação a Distância e Recursos Digitais. 

Isabel Azeredo, Centro Universitário Metodista. Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco 90420-060 - Porto Alegre, RS - Brasil

Mestre em Educação (2016), pela PUCRS. Especialista em Educação a Distância (2009), pelo SENAC. Graduada em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa (2005), pela PUCRS. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEAD, docente da Graduação e da Extensão do Centro Universitário Metodista-IPA. Possui experiência em educação a distância, especialmente no que tange à práticas pedagógicas em plataformas virtuais, e com a formação docente para o uso de tecnologias digitais no ensino presencial e online

Lucia Giraffa, PUCRS

É professora titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde leciona Algoritmos e Programação, orienta trabalhos de conclusão de curso (Ciência da Computação, Sistemas de Informação). Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Escola de Humanidades/PUCRS. Atua na pesquisa em IE desde 1987, com ênfase nos seguintes temas: Softwares Educacionais, formação de professores para uso de tecnologias e Educação a Distância. Possui graduações em:  Licenciatura Plena Em Matemática e Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialização em Análise de Sistemas pela PUCRS, Mestrado em Educação pela PUCRS, doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES. Líder ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação a Distância da PUCRS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1961885168367047)

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Modelski, D., Azeredo, I., & Giraffa, L. (2018). Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 116–133. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678