Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias
Mots-clés :
Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Tecnologias DigitaisRésumé
A evolução das tecnologias digitais (TDs) tem transformado o modo como obtemos e produzimos informações; consequentemente, surgem novos espaços e possibilidades para organizarmos e repensarmos os processos de ensino e de aprendizagem. O professor, nesse contexto, é demandado a rever suas práticas pedagógicas e instigado a pensar em inovações para seu fazer docente. Nessa perspectiva, esse artigo apresenta algumas reflexões ainda necessárias com relação à formação docente, práticas pedagógicas e uso de TDs. A experiência do grupo de pesquisa, associada aos resultados das pesquisas, apontam a necessidade em fazer intervenções no que tange ao currículo de formação base de docente, considera a necessidade de ofertar programas de desenvolvimento profissional em serviço e criar espaços experimentais para ofertar formação adequada para escola contemporânea.
Palavras-chave: Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Digitais.
TEACHER TRAINING, TEACHING PRACTICES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: reflections still necessary
Abstract: The Digital Technologies evolution has transformed the way we obtain and produce information; consequently, new spaces and possibilities arise to organize and rethink teaching and learning processes. In this context, teachers are required to reflect on their teaching practices and stimulated to come up with teaching innovations. This paper presents some reflections based on findings regarding teacher training, teaching practices and the use of digital technologies. We emphasize the need to rethink teacher training programs and continuing teacher training as a way to meet our contemporary school demands.
Keywords: Teacher Training. Teaching Practices. Digital Technologies
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