Educação profissional e identidade profissional docente: desafios impostos às políticas educacionais no contexto neoliberal
Palavras-chave:
educação profissional, identidade profissional docente, neoliberalismoResumo
A “Nova República” instaurada no Brasil após a ditadura militar (1965-1985) veio seguida das novas investidas do capital internacional em período de crise do modelo de produção fordista, ocasionando uma reestruturação produtiva e, posteriormente, a implantação do neoliberalismo no país, resultando em novas imposições ao projeto de educação e de qualificação humana. Nesse contexto, a educação profissional, em especial a ofertada nas escolas de ensino médio integrado, despontam como o modelo educacional mais apropriado para o desenvolvimento técnico e tecnológico do país, trazendo impactos para a formação docente e as políticas educacionais. Buscaremos aqui contextualizar os impactos da educação profissional na formação docente no Brasil, em um contexto de avanço do neoliberalismo, trazendo para o debate a possibilidade de estarmos caminhando para uma desprofissionalização do professor.
Palavras-chave: Educação profissional. Identidade Profissional Docente. Neoliberalismo
Vocational Education and the Professional Identity of Teachers: challenges imposed on educational policies in a neoliberal context
Abstract: The "New Republic" introduced in Brazil after the military dictatorship (1965-1985) was followed by the new investments of the international capital when the Fordist production model was in crisis, promoting a productive restructuring process as well as the subsequent implantation of neoliberalism in the country and thus bringing new impositions to the project of education and human qualification. In this context, vocational education, especially that offered in integrated high schools, emerges as the most appropriate educational model for Brazil’s technical and technological development, making impacts on teacher training and educational policies. We will seek to contextualize the impacts of vocational education on teacher training in Brazil, in a context of neoliberalism advancement, bringing to the debate the possibility of us being on the way to a deprofessionalization of teaching.
Keywords: Vocational education. Professional identity of teachers. Neoliberalism.
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