Educação profissional e identidade profissional docente: desafios impostos às políticas educacionais no contexto neoliberal

Autores/as

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Universidade Estadual do Ceará
  • Halana Rodrigues Freire Eloy Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

educação profissional, identidade profissional docente, neoliberalismo

Resumen

A “Nova República” instaurada no Brasil após a ditadura militar (1965-1985) veio seguida das novas investidas do capital internacional em período de crise do modelo de produção fordista, ocasionando uma reestruturação produtiva e, posteriormente, a implantação do neoliberalismo no país, resultando em novas imposições ao projeto de educação e de qualificação humana. Nesse contexto, a educação profissional, em especial a ofertada nas escolas de ensino médio integrado, despontam como o modelo educacional mais apropriado para o desenvolvimento técnico e tecnológico do país, trazendo impactos para a formação docente e as políticas educacionais. Buscaremos aqui contextualizar os impactos da educação profissional na formação docente no Brasil, em um contexto de avanço do neoliberalismo, trazendo para o debate a possibilidade de estarmos caminhando para uma desprofissionalização do professor.

Palavras-chave: Educação profissional. Identidade Profissional Docente. Neoliberalismo

 

Vocational Education and the Professional Identity of Teachers: challenges imposed on educational policies in a neoliberal context

 

Abstract: The "New Republic" introduced in Brazil after the military dictatorship (1965-1985) was followed by the new investments of the international capital when the Fordist production model was in crisis, promoting a productive restructuring process as well as the subsequent implantation of neoliberalism in the country and thus bringing new impositions to the project of education and human qualification. In this context, vocational education, especially that offered in integrated high schools, emerges as the most appropriate educational model for Brazil’s technical and technological development, making impacts on teacher training and educational policies. We will seek to contextualize the impacts of vocational education on teacher training in Brazil, in a context of neoliberalism advancement, bringing to the debate the possibility of us being on the way to a deprofessionalization of teaching.

Keywords: Vocational education. Professional identity of teachers. Neoliberalism.

Biografía del autor/a

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Curso de Serviço Social, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará.

Pesquisadora CNPq.

Tutora do PET de Serviço Social da UECE.

Halana Rodrigues Freire Eloy, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, mestranda na mesma área pela referida universidade, pesquisadora do Grupo de Estudos em Políticas Públicas  e Exclusão Social (GEPPES) e pesquisadora do grupo de pesuisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Bezerra Andrade, F. R., & Freire Eloy, H. R. (2018). Educação profissional e identidade profissional docente: desafios impostos às políticas educacionais no contexto neoliberal. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(20), 29–43. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/700