O EPISTEMOLÓGICO E O CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EXERCÍCIO
Palavras-chave:
formação docente, epistemologia e currículo em construção.Resumo
Este artigo pretende apontar quais aspectos epistemológicos e curriculares colaboram com a formação pedagógica de professores bacharéis, no exercício da docência, no ensino superior, por meio de abordagem qualitativa de base filosófica dialética. Esses profissionais constroem seu saber ensinar, a partir de fundamentos teóricos de sua profissão. No confronto com a prática docente, se autoformam pela troca de experiência entre seus pares e cursos de capacitação, resultando em uma epistemologia da prática em construção. Eles compõem seu currículo à medida que mobilizam seus conhecimentos pessoais e profissionais, história de vida, cultura docente em ação, cultura institucional e da comunidade em que se inserem. Continuamente, vão se formando e se profissionalizando professores, construindo, assim, sua identidade docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.