FORMAR PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA E SOCIAL

Autores

  • Maria Valéria Barbosa UNESP/Marília
  • Olavo Pereira Soares Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Ensino de sociologia, PIBID, neoliberalismo, perspectiva histórico-cultural.

Resumo

O artigo trata dos processos de formação de professores de sociologia. Analisa a inserção da sociologia como disciplina do currículo escolar. Procura demonstrar que se trata de um bom exemplo das disputas no interior do neoliberalismo, e que tais disputas interferem nas políticas públicas para a educação, notadamente nos aspectos curriculares e de formação de professores. Tem por objetivo explicitar como este contexto dificulta tanto os processos de formação de professores de sociologia, quanto a inserção qualitativa da disciplina no cotidiano escolar.  A partir de experiências realizadas no interior dos grupos de PIBID da UNESP/Marília, e com a utilização do referencial teórico vinculado à perspectiva histórico-cultural, faz-se a defesa de uma proposta de formação de professores que considere o contexto histórico, social e cultural tanto dos processos formativos quanto da inserção da disciplina no currículo praticado pelas escolas.

Biografia do Autor

Maria Valéria Barbosa, UNESP/Marília

Professora do PPGCS da UNESP/Marília. Membro do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural”, da UNESP/Marília

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas

Professor do PPGE da UNIFAL/MG. Membro do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural”, da UNESP/Marília

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Barbosa, M. V., & Soares, O. P. (2018). FORMAR PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA E SOCIAL. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 341–356. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/715