FORMAR PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA E SOCIAL
Palavras-chave:
Ensino de sociologia, PIBID, neoliberalismo, perspectiva histórico-cultural.Resumo
O artigo trata dos processos de formação de professores de sociologia. Analisa a inserção da sociologia como disciplina do currículo escolar. Procura demonstrar que se trata de um bom exemplo das disputas no interior do neoliberalismo, e que tais disputas interferem nas políticas públicas para a educação, notadamente nos aspectos curriculares e de formação de professores. Tem por objetivo explicitar como este contexto dificulta tanto os processos de formação de professores de sociologia, quanto a inserção qualitativa da disciplina no cotidiano escolar. A partir de experiências realizadas no interior dos grupos de PIBID da UNESP/Marília, e com a utilização do referencial teórico vinculado à perspectiva histórico-cultural, faz-se a defesa de uma proposta de formação de professores que considere o contexto histórico, social e cultural tanto dos processos formativos quanto da inserção da disciplina no currículo praticado pelas escolas.
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