FORMAR PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA E SOCIAL
Palabras clave:
Ensino de sociologia, PIBID, neoliberalismo, perspectiva histórico-cultural.Resumen
O artigo trata dos processos de formação de professores de sociologia. Analisa a inserção da sociologia como disciplina do currículo escolar. Procura demonstrar que se trata de um bom exemplo das disputas no interior do neoliberalismo, e que tais disputas interferem nas políticas públicas para a educação, notadamente nos aspectos curriculares e de formação de professores. Tem por objetivo explicitar como este contexto dificulta tanto os processos de formação de professores de sociologia, quanto a inserção qualitativa da disciplina no cotidiano escolar. A partir de experiências realizadas no interior dos grupos de PIBID da UNESP/Marília, e com a utilização do referencial teórico vinculado à perspectiva histórico-cultural, faz-se a defesa de uma proposta de formação de professores que considere o contexto histórico, social e cultural tanto dos processos formativos quanto da inserção da disciplina no currículo praticado pelas escolas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.