Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?

Autores

  • Miguel Arantes Normanha Filho CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG
  • Sandra Stöckli Arantes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

Palavras-chave:

Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.

Resumo

O artigo aborda as dificuldades encontradas no ensino da Administração, quando da validação de Planos de Ensinos desenhados e voltados à formação de bacharéis, com destaque para as definições das competências previstas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação, bacharelado que compõem o perfil do egresso, que devem ser identificadas e traduzidas pelos docentes nos planos e que sejam efetivamente alcançadas ao final do curso. Assim, surgiu o problema da pesquisa: as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração (bacharelado), contempladas no Projeto Pedagógico de Curso e formuladas nos Planos de Ensino – de cada componente curricular de um curso de graduação, bacharelado em Administração – estão, de fato, tendo eficácia instrumental sobre a formação dos profissionais Administradores? Definiu-se assim o objetivo geral da pesquisa: compreender como os docentes que preparam os Planos de Ensino traduzem as competências emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, bacharelado, e do Projeto Pedagógico de Curso para os planos, definindo as metodologias necessárias para as aulas, contemplando a teoria e a prática que garantam o alcance das competências previstas. A pesquisa de campo foi o método usado por meio de um estudo de caso em um curso de graduação em Administração, bacharelado de uma instituição de ensino particular. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente. Trabalhar com competências no ensino da Administração revelou ser uma tarefa difícil, pois tais competências envolvem entendimento conceitual, usos de práticas de ensino como as metodologias ativas, que propiciam o equacionamento da teoria com a prática como também a experiência docente que impacta na tradução das competências que faz.

Palavras chave: Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.

 

Administration teaching are the translations of skills into teaching possible?

 The article approaches the difficulties encountered in the teaching of Administration when validating Teaching Plans designed and directed towards the professional development of bachelors, with an emphasis on the definitions of the skills according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program, which include the graduate profile and should be identified and translated by teachers into the plans and effectively achieved at the end of the program. Thus, the problem of research emerged : Are the skills defined in the National Curricular Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program and expressed in the Teaching Project of the Program and in the teaching plan of each course unit really effective in training professional administrators ? The general objective of the research was then defined : to understand how the teachers who prepare the Teaching Plans translate the skills emanating from the National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree program in Administration and its Teaching Project into the plans, defining the methodologies necessary for the classes and considering the theory and the practice that guarantee the scope of the anticipated skills. Field research was the method used through a case study in a bachelor’s degree program in Business Administration from a private educational institution. The problem defined, despite the practice with an emphasis on the skills adopted by the program, was not fully answered. Working with them in the teaching of Administration has proved to be a difficult task, since they involve conceptual understanding, uses of teaching practices such as the active methodologies, which allow for the equation between theory and practice, and the teaching experience that impacts on the translation of the skills.

Keywords : Administration Teaching. National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree Program in Administration. Skills.

 

 

Biografia do Autor

Miguel Arantes Normanha Filho, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

Mestre em Gerontologia, área de concentração: Gerontologia Social, PUC-SP. Mestre em Administração, área de concentração: Administração em Serviços - SP. Pós-graduado lato sensu: Administração de Marketing e Docência do Ensino Superior - SP. Bacharel em Administração - SP Professor da pós-graduação e graduação do UNIVAG - MT, Coordenador do Curso de Administração e da Pós-graduação: MBA de Gestão de Pessoas, UNIVAG - MT. E-mail: m.arantesprof@yahoo.com.br.

Sandra Stöckli Arantes, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - UNIVAG

Mestra em Educação pela UFMT. Bacharel em Administração, Curitiba – PR. Graduada em Gestão de RH, Curitiba – PR. Pós-graduada, modalidade: MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas – RH, Curitiba – PR. Professora da graduação e pós-graduação. E-mail: sandra.stockli@yahoo.com.br.

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

Normanha Filho, M. A., & Arantes, S. S. (2018). Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 361–387. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/750