Ensino da Administração: as traduções das competências para os planos de ensino são possíveis?
Mots-clés :
Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.Résumé
O artigo aborda as dificuldades encontradas no ensino da Administração, quando da validação de Planos de Ensinos desenhados e voltados à formação de bacharéis, com destaque para as definições das competências previstas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação, bacharelado que compõem o perfil do egresso, que devem ser identificadas e traduzidas pelos docentes nos planos e que sejam efetivamente alcançadas ao final do curso. Assim, surgiu o problema da pesquisa: as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração (bacharelado), contempladas no Projeto Pedagógico de Curso e formuladas nos Planos de Ensino – de cada componente curricular de um curso de graduação, bacharelado em Administração – estão, de fato, tendo eficácia instrumental sobre a formação dos profissionais Administradores? Definiu-se assim o objetivo geral da pesquisa: compreender como os docentes que preparam os Planos de Ensino traduzem as competências emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração, bacharelado, e do Projeto Pedagógico de Curso para os planos, definindo as metodologias necessárias para as aulas, contemplando a teoria e a prática que garantam o alcance das competências previstas. A pesquisa de campo foi o método usado por meio de um estudo de caso em um curso de graduação em Administração, bacharelado de uma instituição de ensino particular. O problema definido, a despeito da prática adotada pelo curso enfatizando competências, não foi respondido totalmente. Trabalhar com competências no ensino da Administração revelou ser uma tarefa difícil, pois tais competências envolvem entendimento conceitual, usos de práticas de ensino como as metodologias ativas, que propiciam o equacionamento da teoria com a prática como também a experiência docente que impacta na tradução das competências que faz.
Palavras chave: Ensino da Administração. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Competências.
Administration teaching are the translations of skills into teaching possible?
The article approaches the difficulties encountered in the teaching of Administration when validating Teaching Plans designed and directed towards the professional development of bachelors, with an emphasis on the definitions of the skills according to the National Curriculum Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program, which include the graduate profile and should be identified and translated by teachers into the plans and effectively achieved at the end of the program. Thus, the problem of research emerged : Are the skills defined in the National Curricular Guidelines of the Administration Bachelor’s Degree program and expressed in the Teaching Project of the Program and in the teaching plan of each course unit really effective in training professional administrators ? The general objective of the research was then defined : to understand how the teachers who prepare the Teaching Plans translate the skills emanating from the National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree program in Administration and its Teaching Project into the plans, defining the methodologies necessary for the classes and considering the theory and the practice that guarantee the scope of the anticipated skills. Field research was the method used through a case study in a bachelor’s degree program in Business Administration from a private educational institution. The problem defined, despite the practice with an emphasis on the skills adopted by the program, was not fully answered. Working with them in the teaching of Administration has proved to be a difficult task, since they involve conceptual understanding, uses of teaching practices such as the active methodologies, which allow for the equation between theory and practice, and the teaching experience that impacts on the translation of the skills.
Keywords : Administration Teaching. National Curricular Guidelines of the Bachelor’s Degree Program in Administration. Skills.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.