Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
Palavras-chave:
autoavaliação, autoavaliação colaborativa, ensino fundamental.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar. Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973). Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.
Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.
Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"
Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.
Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.