Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural

Autores

  • Sandra Novais Sousa Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Pibid. Formação de professores, Alfabetização, Habitus, Capital Cultural.

Resumo

O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.

Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.


Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capital

Abstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.

Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.

Biografia do Autor

Sandra Novais Sousa, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutora em Educação, professora do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e dos programas de mestrado e doutorado em Educação e Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Sousa, S. N., & Assis, J. H. do V. P. (2019). Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 527–543. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/773