Trajetórias formativas e iniciação à docência de egressos do PIBID – Pedagogia: movimentação do habitus e ampliação de capital cultural
Mots-clés :
Pibid. Formação de professores, Alfabetização, Habitus, Capital Cultural.Résumé
O artigo tem, como objetivo, compreender a movimentação do habitus e ampliação do capital cultural de egressos do subprojeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em que atuam como iniciantes na docência. Utilizou-se como referencial a teoria bourdieusiana, sobretudo os conceitos de habitus, campo e capitais. Como procedimentos metodológicos, foi realizada análise de relatórios produzidos pelos agentes no período em que participavam do Pibid, bem como de entrevistas em que narram suas experiências como professores iniciantes. Como resultados, aponta-se o movimento do habitus, ou seja, dos esquemas de apreciação e julgamento interiorizados pelos agentes, que se exteriorizam em novas práticas de alfabetização e em estratégias de enfrentamento frente à concepção de estudante, ensino, currículo e avaliação hegemônicas nas escolas públicas.
Palavras-chave: Pibid. Formação de professores. Alfabetização. Habitus. Capital Cultural.
Educational paths and the initiation to teaching scholarship program for Education Program Graduates: habitus movement and the expansion of cultural capital
Abstract: The objective of this article is to understand the habitus movement and the expansion of the cultural capital of graduates of the Initiation to Teaching Scholarship Program (Pibid) subproject of the Education program of the Mato Grosso do Sul State University (UEMS), in which they today act as beginners in teaching. The Bourdieusian theory was used as reference, mainly the concepts of habitus, field and capitals. Methodologically speaking, we conducted the analysis of reports produced by the agents during the period in which they participated in the Pibid as well as interviews in which they narrate their experiences as beginning teachers. As for the results, we stress the habitus movement, that is, the appraisal and judgment schemes internalized by the agents, which are expressed in new literacy practices and in strategies to cope with the hegemonic conceptions of student, teaching, curriculum and evaluation in public schools.
Keywords: Pibid. Teacher training. Literacy. Habitus. Cultural Capital.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.