Crianças pequenas e a pessoa idosa: contribuição intergeracional

Autores

  • Raimara Lopes Silva Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, do Tribunal de Justiça do Tocantins. http://orcid.org/0000-0002-5456-1925
  • Patrícia Medina

Palavras-chave:

Intergeracionalidade, Idosos, Empatia, Criança.

Resumo

Este artigo resulta de uma revisão sistemática de literatura que se articula com um relato de experiência sobre a relação intergeracional e suas contribuições para a formação das crianças. A ação educativa empreendida com crianças de três e quatro anos com seus avós e com idosos residentes em uma casa geriátrica foi realizada no ano de 2017. A partir do relato, o artigo discute o conceito de idoso encontrado na revisão e demonstra como ocorre a relação entre idosos e crianças e as contribuições que podem oferecer ao processo formativo das gerações mais novas. Trata-se de pesquisa descritiva que, dentre os resultados relevantes, constatou que a convivência entre crianças e idosos elimina preconceitos, favorece uma melhor qualidade de vida, suportando melhor as doenças e outras dificuldades geradas pela velhice. Para as crianças essa relação gera percepções positivas em lugar de preconceitos, fortalece os valores de colaboração, convivência, amorosidade e paciência.

Palavras chave: Intergeracionalidade. Idosos.Empatia. Criança.

 

Young children and the elderly:  intergenerational contribution

Abstract: This article results from a systematic literature review and an experience report regarding the intergenerational relationship and its contributions to young children’s education. The educational action with 3- and 4-year-old children, their grandparents and elderly people residing in a geriatric home was conducted in 2017. Based on the report, the article discusses the concept of “elderly people” found in the review and illustrates the relationship between young children and the elderly not forgetting to mention the support that this kind of relationship provides for the younger generation’s educational process. This was therefore a descriptive research project that, among relevant results, verified that this intergenerational interaction eliminates prejudice, provides a better quality of life, and enables the elderly to cope with diseases and other difficulties arising from the aging process. For the children it promotes positive perceptions instead of prejudice and strengthens values of collaboration, coexistence, lovingness and patience.

Keywords: Intergenerationality, The elderly, Empathy, Child.

Biografia do Autor

Raimara Lopes Silva, Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Professora de Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Nicolas Quagliariello Vêncio, do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Patrícia Medina

Patrícia Medina docente da Universidade Federal do Tocantins cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga e Bacharel em Direito.

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Publicado

2019-04-01

Como Citar

Silva, R. L., & Medina, P. (2019). Crianças pequenas e a pessoa idosa: contribuição intergeracional. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 618–633. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/808