A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
Palavras-chave:
Educação Física, Formação de professores, Experiência.Resumo
O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência.
Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachers
Abstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.
Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.