Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas

Autores

  • Felipe Barroso de Castro Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Camargo Günther Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

educação, formação de professores, prática docente

Resumo

Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.

Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.

Biografia do Autor

Felipe Barroso de Castro, Universidade Federal de Santa Maria

É graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), especialista em Educação Física Escolar (2014) e mestre em Educação Física (2015) pela mesma instituição (PPGEF/CEFD/UFSM), Linha de pesquisa em Aspectos Sócio-culturais e Pedagógicos da Educação Física. Participa do Grupo de estudo e pesquisa em Brincar e Se-Movimentar (GEPBrins), coordenado pelo Prof.º Dr.º Elenor Kunz. Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Educação Física Escolar, Pedagogia Crítico-Emancipatória, Teoria Filosófica do Movimento Humano (Se-Movimentar), Educação Física e Ciência, Esporte, Formação de professores em Educação Física e práticas pedagógicas. Atualmente, é acadêmico do Curso de Filosofia - Bacharelado na UFSM; é bolsista da Revista Kinesis (CEFD/UFSM) - Equipe Técnica - e professor de Educação Física do Pré-Universitário Popular Alternativa.

Maria Cecília Camargo Günther, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1982), realizou mestrado em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado também em Ciências do Movimento Humano pela mesma Instituição. Com passagem pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (1995 e 1996), atou também na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre entre 2000 e 2008. Exerceu docência na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) entre 2003 e 2008. Entre 2008 e 2009 exerceu docência e pesquisa no âmbito de formação de professores, prática pedagógica e educação física escolar na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atualmente é docente no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) e líder do Grupo Pátio de Estudos Qualitativos sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Educação Física.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Como Citar

Castro, F. B. de, & Günther, M. C. C. (2016). Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 451–469. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507