Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
Mots-clés :
educação, formação de professores, prática docenteRésumé
Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.
Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.