Convivência e resolução de conflitos na escola: uma experiência com a Pedagogia dos projetos no Ensino Fundamental

Autores

  • Bruna Ercoles da Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão
  • Ricardo Fernandes Pátaro Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão http://orcid.org/0000-0003-3718-4029

Palavras-chave:

Resolução de conflitos, Formação ética, Educação em valores, Pedagogia de projetos, Metodologias ativas.

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Partimos do pressuposto de que a escola é um local de convivência e deve desempenhar papel ativo na formação ética de estudantes, sobretudo no sentido de educar para a resolução de conflitos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um trabalho baseado na pedagogia de projetos com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Neste artigo, apresentamos a análise de uma das atividades realizadas com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de valorizar os conflitos na escola enquanto momentos de aprendizado. Os resultados indicam que, ao articular o ensino dos conteúdos com temas presentes na realidade de alunos e de alunas, a pedagogia de projetos contribui para a reflexão sobre as causas dos conflitos cotidianos e para o aprendizado de formas democráticas de resolução dos conflitos.

Palavras-chave: Resolução de conflitos. Formação ética. Educação em valores. Pedagogia de projetos. Metodologias ativas.

 

Coexistence and conflict resolution: an experience with Project-Based Learning (PBL) in the Elementary School

Abstract: This article presents a research project developed within the scope of the Scientific Initiation Program of the State University of Paraná – UNESPAR. The investigation started from the assumption that the school is a place of coexistence and must play an active role in the ethical education of students, especially in the sense of educating for the resolution of conflicts. The objective of the research was to develop a PBL project with children of the 2nd  elementary school year. We present the analysis of one of the activities carried out in the project with the objective of providing visibility for the need of valuing conflicts at school as learning moments. The results indicate that, by articulating curriculum with current student-related themes, PBL contributes to the reflection on the causes of daily conflicts and the learning of democratic ways to resolve conflicts.

Keywords: Conflict resolution. Ethical training. Education in values. Problem-based learning. PBL. Active methodologies.

Biografia do Autor

Bruna Ercoles da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e aluna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão.
brunnaercoles@gmail.com

Ricardo Fernandes Pátaro, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão

Professor Adjunto C do Centro de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Campo Mourão). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001).

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Silva, B. E. da, & Pátaro, R. F. (2020). Convivência e resolução de conflitos na escola: uma experiência com a Pedagogia dos projetos no Ensino Fundamental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 454–479. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/870