Convivência e resolução de conflitos na escola: uma experiência com a Pedagogia dos projetos no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Resolução de conflitos, Formação ética, Educação em valores, Pedagogia de projetos, Metodologias ativas.Resumo
Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Partimos do pressuposto de que a escola é um local de convivência e deve desempenhar papel ativo na formação ética de estudantes, sobretudo no sentido de educar para a resolução de conflitos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um trabalho baseado na pedagogia de projetos com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Neste artigo, apresentamos a análise de uma das atividades realizadas com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de valorizar os conflitos na escola enquanto momentos de aprendizado. Os resultados indicam que, ao articular o ensino dos conteúdos com temas presentes na realidade de alunos e de alunas, a pedagogia de projetos contribui para a reflexão sobre as causas dos conflitos cotidianos e para o aprendizado de formas democráticas de resolução dos conflitos.
Palavras-chave: Resolução de conflitos. Formação ética. Educação em valores. Pedagogia de projetos. Metodologias ativas.
Coexistence and conflict resolution: an experience with Project-Based Learning (PBL) in the Elementary School
Abstract: This article presents a research project developed within the scope of the Scientific Initiation Program of the State University of Paraná – UNESPAR. The investigation started from the assumption that the school is a place of coexistence and must play an active role in the ethical education of students, especially in the sense of educating for the resolution of conflicts. The objective of the research was to develop a PBL project with children of the 2nd elementary school year. We present the analysis of one of the activities carried out in the project with the objective of providing visibility for the need of valuing conflicts at school as learning moments. The results indicate that, by articulating curriculum with current student-related themes, PBL contributes to the reflection on the causes of daily conflicts and the learning of democratic ways to resolve conflicts.
Keywords: Conflict resolution. Ethical training. Education in values. Problem-based learning. PBL. Active methodologies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.