A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil

Autores

  • Adriano Alves Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM
  • Otaviano José Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM

Palavras-chave:

Jogos Pedagógicos. Educação Infantil. Ludicidade e Brincadeiras.

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, estabelecendo à construção do conhecimento através das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos. As brincadeiras desencadeiam a construção e reconstrução dos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. O resultado desse estudo demonstrou que a escola valoriza o lúdico e é necessário à aprendizagem de todas as crianças. Foi possível concluir a valorização das atividades, conduzidas pela professora, pois ela deve conduzir os alunos e as atividades que são realizadas e, para isto, é preciso entendimento sobre o direcionamento das mesmas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar e envolve a capacitação dos profissionais envolvidos, obtendo uma educação de qualidade e, acima de tudo, fazem parte do processo de aprendizagem.  Traz, como marco principal, a contribuição de teóricos que trataram da temática para a compreensão do quanto é importante que o educador tenha claro o papel dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, considerando que os jogos e as brincadeiras têm se configurado como elementos indispensáveis à pratica pedagógica.

Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Educação Infantil. Ludicidade e Brincadeiras

 

 The importance of games and playful activities in early Childhood Education

 

Abstract: This paper aims to discuss the importance of playing in a child’s development process, establishing knowledge-building through playful activities, games, and toys. Playful activities provide conditions for different kinds of knowledge to be built and rebuilt, thus contributing to the development of playfulness in the teaching-learning process. The result showed that the school values playful learning and considers it necessary for all children. It was possible to conclude that the activities conducted by the teacher were valued because she must guide students and activities taken, and this requires an understanding of their direction. Playfulness provides new ways of teaching and involves the professionals’ capacity-building, achieving quality education and, above all, taking part in the learning process. As a main feature, this paper includes theme-related theoreticians’ contributions to understanding how important it is for teachers to clearly know the role of games and playful activities in children’s development, taking it into account that games and playful activities have become indispensable elements to teaching practice.

Keywords: Educational games. Early childhood education. Playfulness. Playful activities. Playful learning.

Biografia do Autor

Adriano Alves Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM

Discente regular do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, cuja linha de pesquisa é: Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia ? Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2005). Atualmente é chefe do Serviço de Gestão da Informação no Hospital Regional Antônio Dias da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, meio ambiente, educação, formação de professores e informação em saúde.

Otaviano José Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e pós-doutorado em Educação pela Uninov de São Paulo (2016). É professor concursado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTM, campus Uberaba, MG. Integra um grupo de pesquisa em Educação (GRUPEFE), da Uninove, São Paulo, liderado pelo Prof. Dr. Antônio J Severino, e do grupo de pesquisa da Linha 1 (Práticas Pedagógicas) do Mestrado em Educação, liderado pelo Prof. Dr. Welisson Marques, ambos cadastrados no CNPq. No campo da Educação, trabalha a partir dos Fundamentos Filosóficos da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Crítica da Modernidade, Novo paradigma em educação escolar, Tecnologias da Interatividade e educação (com foco numa "didática virtualizada" emergente, foco de seu pós-doc. Paralelamente produz textos literários (contos, romances, poemas, teatro), com obras publicadas em várias editoras do país. Publicou, em 2014, um romance intitulado "Travessia: romancensaio da educação escolar", pela Paco Editorial, de Jundiaí ? SP e o livro de contos ?Narciso cego?, em 2016, pela Editora Biblioteca24horas, de São Paulo. .Disponibiliza-se para conferências em temas ligados à educação escolar do presente-futuro. Mantém um blog (blogdootavianopereira.blogspot.com/) para debates com leitores, onde disponibiliza textos literários em assuntos de interesse nacional.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Santos, A. A., & Pereira, O. J. (2020). A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 480–493. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/899