A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil
Palabras clave:
Jogos Pedagógicos. Educação Infantil. Ludicidade e Brincadeiras.Resumen
Este trabalho apresenta como objetivo discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, estabelecendo à construção do conhecimento através das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos. As brincadeiras desencadeiam a construção e reconstrução dos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. O resultado desse estudo demonstrou que a escola valoriza o lúdico e é necessário à aprendizagem de todas as crianças. Foi possível concluir a valorização das atividades, conduzidas pela professora, pois ela deve conduzir os alunos e as atividades que são realizadas e, para isto, é preciso entendimento sobre o direcionamento das mesmas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar e envolve a capacitação dos profissionais envolvidos, obtendo uma educação de qualidade e, acima de tudo, fazem parte do processo de aprendizagem. Traz, como marco principal, a contribuição de teóricos que trataram da temática para a compreensão do quanto é importante que o educador tenha claro o papel dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, considerando que os jogos e as brincadeiras têm se configurado como elementos indispensáveis à pratica pedagógica.
Palavras-chave: Jogos Pedagógicos. Educação Infantil. Ludicidade e Brincadeiras
The importance of games and playful activities in early Childhood Education
Abstract: This paper aims to discuss the importance of playing in a child’s development process, establishing knowledge-building through playful activities, games, and toys. Playful activities provide conditions for different kinds of knowledge to be built and rebuilt, thus contributing to the development of playfulness in the teaching-learning process. The result showed that the school values playful learning and considers it necessary for all children. It was possible to conclude that the activities conducted by the teacher were valued because she must guide students and activities taken, and this requires an understanding of their direction. Playfulness provides new ways of teaching and involves the professionals’ capacity-building, achieving quality education and, above all, taking part in the learning process. As a main feature, this paper includes theme-related theoreticians’ contributions to understanding how important it is for teachers to clearly know the role of games and playful activities in children’s development, taking it into account that games and playful activities have become indispensable elements to teaching practice.
Keywords: Educational games. Early childhood education. Playfulness. Playful activities. Playful learning.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.