A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores

Autores

  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente
  • Rosane Michelli de Castro

Palavras-chave:

educação, formação de professores, História e filosofia da ciência, ensino de Ciências

Resumo

Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Penitente, L. A. de A., & Castro, R. M. de. (2011). A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 231–244. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108