Manuais das Escolas Normais como fonte de pesquisa histórica
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214Palavras-chave:
Escolas Normais. Manuais escolares. Cultura escolar.Resumo
Neste texto, são destacados os manuais escolares, artefato da cultura escolar, com o objetivo de analisar os manuais escolares que circularam nas Escolas Normais entre 1940 e 1970. A metodologia utilizada é a abordagem histórica centrada em pesquisa bibliográfica e documental no período de 1940 a 1970, privilegiando-se os manuais escolares das Escolas Normais. O recorte temporal se deve a época de expansão ao funcionamento das Escolas Normais do Brasil. Os resultados do estudo apresentado neste texto apontam que os pressupostos teóricos enfatizam a importância dos manuais escolares como fonte de estudos em História da Educação, assim como um artefato cultural, considerando a relevância da cultura escolar e do ambiente das Escolas Normais para a formação docente, considerando a conjuntura histórico-social do Brasil no referido período.
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