Manuais das Escolas Normais como fonte de pesquisa histórica

Autores

  • Fernanda Plaza Grespan Unesp-Marília
  • Aline de Novaes Conceição Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília
  • Rosane Michelli de Castro Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214

Palavras-chave:

Escolas Normais. Manuais escolares. Cultura escolar.

Resumo

Neste texto, são destacados os manuais escolares, artefato da cultura escolar, com o objetivo de analisar os manuais escolares que circularam nas Escolas Normais entre 1940 e 1970. A metodologia utilizada é a abordagem histórica centrada em pesquisa bibliográfica e documental no período de 1940 a 1970, privilegiando-se os manuais escolares das Escolas Normais. O recorte temporal se deve a época de expansão ao funcionamento das Escolas Normais do Brasil. Os resultados do estudo apresentado neste texto apontam que os pressupostos teóricos enfatizam a importância dos manuais escolares como fonte de estudos em História da Educação, assim como um artefato cultural, considerando a relevância da cultura escolar e do ambiente das Escolas Normais para a formação docente, considerando a conjuntura histórico-social do Brasil no referido período.

Biografia do Autor

Fernanda Plaza Grespan, Unesp-Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília/SP. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP. Graduação em Pedagogia pela Unesp, campus de Marília/SP. É integrante desde 2016, do grupo "HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil", liderado pela Drª Rosane Michelli de Castro e desde 2011, é integrante do grupo "GP FORME - Formação do Educador", liderado pelo Dr. Vandeí Pinto da Silva.

Aline de Novaes Conceição, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

Doutoranda do PPGE, da UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília. Professora Coordenadora da Rede Municipal de Educação de Marília - SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil - História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil. E-mail: alinenovaesc@gmail.com

Rosane Michelli de Castro, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

Professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp/Marília. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR, entre 2013 e 2015. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marília, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordena o Programa e Projeto Integrado de Pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011). 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Grespan, F. P. ., Conceição, A. de N. ., & Castro, R. M. de . (2022). Manuais das Escolas Normais como fonte de pesquisa histórica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 582–598. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214