MANUALES DE ESCUELAS NORMALES COMO FUENTE DE INVESTIGACIÓN HISTÓRICA

Autores/as

  • Fernanda Plaza Grespan Unesp-Marília
  • Aline de Novaes Conceição Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília
  • Rosane Michelli de Castro Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214

Palabras clave:

Escuelas normales. Manuales escolares. Cultura escolar.

Resumen

En este texto se destacan los libros de texto, artefacto de la cultura escolar, con el objetivo de analizar los libros de texto que circularon en las Escuelas Normales entre 1940 y 1970. La metodología utilizada es el enfoque histórico centrado en la investigación bibliográfica y documental en el período de 1940 a 1970. 1970, favoreciendo los manuales escolares de las Escuelas Normales. El plazo se debe al período de expansión en el funcionamiento de las Escuelas Normales en Brasil. Los resultados del estudio presentado en este texto indican que los supuestos teóricos enfatizan la importancia de los libros de texto como fuente de estudios en la Historia de la Educación, así como un artefacto cultural, considerando la relevancia de la cultura escolar y el entorno de las Escuelas Normales para el docente. formación, considerando la situación histórica y social de Brasil en ese período.

Palabras llave: Escuelas normales; manuales escolares; Cultura escolar.

Biografía del autor/a

Fernanda Plaza Grespan, Unesp-Marília

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília/SP. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp FFC- Campus de Marília/SP. Graduação em Pedagogia pela Unesp, campus de Marília/SP. É integrante desde 2016, do grupo "HiDEA-Brasil História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil", liderado pela Drª Rosane Michelli de Castro e desde 2011, é integrante do grupo "GP FORME - Formação do Educador", liderado pelo Dr. Vandeí Pinto da Silva.

Aline de Novaes Conceição, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

Doutoranda do PPGE, da UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília. Professora Coordenadora da Rede Municipal de Educação de Marília - SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas HiDEA-Brasil - História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil. E-mail: alinenovaesc@gmail.com

Rosane Michelli de Castro, Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília

Professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp/Marília. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Integrou o Programa Interinstitucional MINTER UNESP/UTFPR, entre 2013 e 2015. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marília, consultora ad hoc da Revista de Estudos Pedagógicos (Rbep) e integra o quadro de assessores científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Coordena o Programa e Projeto Integrado de Pesquisa A história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011). 

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Publicado

2022-05-03

Cómo citar

Grespan, F. P. ., Conceição, A. de N. ., & Castro, R. M. de . (2022). MANUALES DE ESCUELAS NORMALES COMO FUENTE DE INVESTIGACIÓN HISTÓRICA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 582–598. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1214