Teacher training and technology: an experience between beginning teachers and experienced teachers

Authors

  • Danieli Dias da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (Pelotas)

Keywords:

Formação docente, Inclusão digital., História Oral., Experiência docente.

Abstract

This article aims to reflect on the closeness between experienced teachers (PE, Brazilian acronym) and beginning teachers (PI, Brazilian acronym), made possible in a training course in digital inclusion. The participants of this study are two teachers from a municipal education network and two academic professionals from a computer science teaching degree program. The research is based on the theoretical studies by Moran (2012), Nóvoa (2007, 2009), Pimenta (2012), Tardif (2013), and other authors. Based on the oral history methodology, data were collected through interviews. The feelings and opinions expressed by the participants of the research make us realize that technologies open up new possibilities for education but demand a new attitude on the part of the teacher.

Keywords: Teacher training. Digital inclusion. Oral history. Teaching experience

Author Biographies

Danieli Dias da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Membro do Grupo de Pesquisa GEALE. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Membro do GP:Discurso Pedagógico. Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Pampa (2014). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (2013). Professora no município do Capão do Leão/RS. Atualmente Vice-Diretora na E.M.E.F Profº Elmar da Silva Costa. Tem interesse pela área de aquisição de linguagem, processos de alfabetização e formação de professores.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (Pelotas)

Licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Líder do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da Educação, Trabalho e Tecnologia priorizando temas que envolvem desigualdade racial e de gênero, minorias sociais, Educação Popular, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atua como docente permanente do PPG Educação e Tecnologia e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em computação e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP. Coordena a área da computação PIBID - IFSUL - campus Pelotas.

References

ALMEIDA, M. I.; GHANEM, E.; BICCAS, M. S. Formação de professores(as) na perspectiva de uma aprendizagem participativa. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. – 5. ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: como fazer, como pensar. 2. ed. – 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.

NÓVOA, A. Os Professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. .

PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e a atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Published

2021-09-13

How to Cite

Silva, D. D. da, & Rostas, M. H. S. G. (2021). Teacher training and technology: an experience between beginning teachers and experienced teachers. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 633–652. etrieved from https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1105