Formação de professores e tecnologia: uma experiência entre professores iniciantes e professores experientes
Palabras clave:
Formação docente, Inclusão digital., História Oral., Experiência docente.Resumen
Este artigo tem o intuito de refletir sobre a aproximação de professores experientes (PE) e professores iniciantes (PI), a partir de um curso de formação em inclusão digital. Os participantes desse estudo são duas professoras da Rede Municipal de Ensino e dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. A pesquisa tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Moran (2012), Nóvoa (2007, 2009), Pimenta (2012), Tardif (2013) e outros autores. Com base na metodologia de história oral, os dados foram coletados por meio de entrevista. Os sentimentos e opiniões elucidados pelos participantes da pesquisa, nos fazem perceber que as tecnologias abrem novas possibilidades à educação, mas que exigem uma nova postura do professor.
Palavras-chave: Formação docente. Inclusão digital. História oral. Experiência docente.
Citas
ALMEIDA, M. I.; GHANEM, E.; BICCAS, M. S. Formação de professores(as) na perspectiva de uma aprendizagem participativa. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. – 5. ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: como fazer, como pensar. 2. ed. – 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.
NÓVOA, A. Os Professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. .
PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e a atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.