A abordagem do preconceito linguístico em projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Letras das instituições federais do Rio de Janeiro

Autores

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense
  • Maressa Costa Pereira Sodré Instituto Federal Flumiense

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1143

Palavras-chave:

Projetos pedagógicos de curso. Preconceito linguístico. Licenciatura em Letras

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o espaço dado ao tratamento do preconceito linguístico nos projetos pedagógicos dos cursos presenciais de Licenciatura de Letras: Português/Literaturas das instituições de ensino superior federais do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, a metodologia baseou-se nos fundamentos da pesquisa documental e nas técnicas de análise de conteúdo, buscando identificar de que maneira o debate sobre preconceito linguístico aparece no interior das propostas curriculares oficiais das licenciaturas. Os resultados parecem demonstrar que projetos dos cursos da maioria das instituições federais estudadas ainda dedicam um espaço e um tratamento incipientes à temática e às disciplinas que abordam diretamente as questões correlatas ao preconceito linguístico, embora todos os documentos expressem, em maior ou menor grau, a preocupação com o tema.

Biografia do Autor

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).  Professor da área de Educação no Instituto Federal Fluminense.

Maressa Costa Pereira Sodré, Instituto Federal Flumiense

Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Literaturas pelo Instituto Federal Fluminense.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Felippe, J. M. S., & Sodré, M. C. P. . (2022). A abordagem do preconceito linguístico em projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Letras das instituições federais do Rio de Janeiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1176–1198. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1143