The approach to language discrimination in pedagogical projects of Literature/Portuguese language teaching degree programs of the federal institutions in Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1143Keywords:
Projetos pedagógicos de curso. Preconceito linguístico. Licenciatura em LetrasAbstract
This paper aims to investigate the occurrence of language discrimination in the pedagogical projects of the in-person Literature/Portuguese language teaching degree programs of the federal higher education institutions in the State of Rio de Janeiro. Therefore, the methodology was based on documentary research and content analysis techniques with the aim of identifying how the debate on language discrimination takes place in the official teaching degree curriculum proposals. The results seem to show that the pedagogical projects of most federal institutions still dedicate incipient space and treatment to the theme and to the course units that directly address the topics related to language discrimination, even though all of them somehow express concern about it.
References
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAGNO, Marcos. Não é Errado Falar Assim - Em Defesa do Português Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo: Parábola, 2015.
FIORIN, José Luiz. Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
IFF, Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, 2016. Disponível em: <http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras/plano-pedagogico-do-curso/ppc/view>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
LEITE, Marli. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011
OLIVEIRA, Thiago Soares de. A Sociolinguística e a questão da variação: um panorama geral. Revista de Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 01-18, 2017.
OTHERO, Gabriel de Ávila. Mitos de Linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
UFF. Reforma Curricular: habilitação Português-Literaturas. Niterói: UFF, 2005.
UFF. Banco de ementas. 2018. Disponível em: <https://app.uff.br/iduff/consultaEmenta.uff>. Acesso: 22 de dezembro de 2020.
UFF. Matriz Curricular. Disponível em: <http://ggl.letras.uff.br/fluxogramas/>. Acesso: 13 de outubro de 2020.
UFRJ. Núcleo Comum de Graduação em Letras: Português-Literaturas. Disponível em: <https://siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositorio-curriculo/E33809D7-92A4-F79C-7051-38D241498529.html>. Acesso em: 13 outubro de 2020.
UFRJ. Projeto Pedagógico e Organização Curricular do Curso de Licenciatura em Letras. 19--?. Disponível em: <http://www.portal.letras.ufrj.br/images/Graduacao/Projeto_Pedagogico_Letras-UFRJ-LICENCIATURA.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UFRRJ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras português / literaturas - português / espanhol, 2008a. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/im/wp/wp-content/uploads/2013/09/PPC_letras.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UFRRJ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras português / literaturas - português / inglês, 2008b. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/wp/letras/files/2013/03/PPC-Ingl%C3%AAs.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UNIRIO, Reforma Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Graduaçao em Letras – Lingua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, 2016. Disponível em: <http://www.unirio.br/unidades-academicas-1/letraseartes/escoladeletras/projetos-pedagogicos-dos-cursos/licenciatura>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.