A abordagem do preconceito linguístico em projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Letras das instituições federais do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1143Palabras clave:
Projetos pedagógicos de curso. Preconceito linguístico. Licenciatura em LetrasResumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar o espaço dado ao tratamento do preconceito linguístico nos projetos pedagógicos dos cursos presenciais de Licenciatura de Letras: Português/Literaturas das instituições de ensino superior federais do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, a metodologia baseou-se nos fundamentos da pesquisa documental e nas técnicas de análise de conteúdo, buscando identificar de que maneira o debate sobre preconceito linguístico aparece no interior das propostas curriculares oficiais das licenciaturas. Os resultados parecem demonstrar que projetos dos cursos da maioria das instituições federais estudadas ainda dedicam um espaço e um tratamento incipientes à temática e às disciplinas que abordam diretamente as questões correlatas ao preconceito linguístico, embora todos os documentos expressem, em maior ou menor grau, a preocupação com o tema.
Citas
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BAGNO, Marcos. Não é Errado Falar Assim - Em Defesa do Português Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2009.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. São Paulo: Parábola, 2015.
FIORIN, José Luiz. Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
IFF, Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas, 2016. Disponível em: <http://licenciaturas.centro.iff.edu.br/cursoslicenciatura/licenciatura-em-letras/plano-pedagogico-do-curso/ppc/view>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
LEITE, Marli. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
LOPES, Alice; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011
OLIVEIRA, Thiago Soares de. A Sociolinguística e a questão da variação: um panorama geral. Revista de Letras, Curitiba, v. 19, n. 25, p. 01-18, 2017.
OTHERO, Gabriel de Ávila. Mitos de Linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
UFF. Reforma Curricular: habilitação Português-Literaturas. Niterói: UFF, 2005.
UFF. Banco de ementas. 2018. Disponível em: <https://app.uff.br/iduff/consultaEmenta.uff>. Acesso: 22 de dezembro de 2020.
UFF. Matriz Curricular. Disponível em: <http://ggl.letras.uff.br/fluxogramas/>. Acesso: 13 de outubro de 2020.
UFRJ. Núcleo Comum de Graduação em Letras: Português-Literaturas. Disponível em: <https://siga.ufrj.br/sira/temas/zire/frameConsultas.jsp?mainPage=/repositorio-curriculo/E33809D7-92A4-F79C-7051-38D241498529.html>. Acesso em: 13 outubro de 2020.
UFRJ. Projeto Pedagógico e Organização Curricular do Curso de Licenciatura em Letras. 19--?. Disponível em: <http://www.portal.letras.ufrj.br/images/Graduacao/Projeto_Pedagogico_Letras-UFRJ-LICENCIATURA.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UFRRJ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras português / literaturas - português / espanhol, 2008a. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/im/wp/wp-content/uploads/2013/09/PPC_letras.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UFRRJ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Letras português / literaturas - português / inglês, 2008b. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/wp/letras/files/2013/03/PPC-Ingl%C3%AAs.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
UNIRIO, Reforma Curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Graduaçao em Letras – Lingua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, 2016. Disponível em: <http://www.unirio.br/unidades-academicas-1/letraseartes/escoladeletras/projetos-pedagogicos-dos-cursos/licenciatura>. Acesso em: 13 de outubro de 2020.
WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.