Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente

Autores

  • Giovano Candiani Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1219

Palavras-chave:

Educação. Educação ambiental. Análise de desenho.

Resumo

Este trabalho avaliou as percepções ambientais de jovens e adultos no ensino básico de uma escola no município de Osasco (SP). Um total de 84 alunos foram investigados. Para a coleta de dados foi proposto para os alunos desenharem o que eles entendiam como meio ambiente. Para a análise referente às percepções ambientais foram utilizadas diferentes categorias de percepções propostas por diferentes autores. Os resultados apontam para a predominância de uma percepção naturalista, carecendo da análise da ação humana no meio ambiente. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de programas de educação ambiental que possam desenvolver percepções mais críticas quanto aos problemas ambientais contemporâneos.

Biografia do Autor

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Professor Dr. Adjunto III na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Departamento de Ciências Ambientais, atua na áreas de educação e gestão ambiental

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Candiani, G. (2022). Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 510–526. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1219