Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente

Autores/as

  • Giovano Candiani Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1219

Palabras clave:

Educação. Educação ambiental. Análise de desenho.

Resumen

Este trabalho avaliou as percepções ambientais de jovens e adultos no ensino básico de uma escola no município de Osasco (SP). Um total de 84 alunos foram investigados. Para a coleta de dados foi proposto para os alunos desenharem o que eles entendiam como meio ambiente. Para a análise referente às percepções ambientais foram utilizadas diferentes categorias de percepções propostas por diferentes autores. Os resultados apontam para a predominância de uma percepção naturalista, carecendo da análise da ação humana no meio ambiente. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de programas de educação ambiental que possam desenvolver percepções mais críticas quanto aos problemas ambientais contemporâneos.

Biografía del autor/a

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Professor Dr. Adjunto III na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Departamento de Ciências Ambientais, atua na áreas de educação e gestão ambiental

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Publicado

2022-05-03

Cómo citar

Candiani, G. (2022). Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(34), 510–526. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1219